Varas de Pesca

A vara de pesca é um dos artigos mais importantes do material de pesca. E para cada pescaria um tipo de vara.





Pode ser feita de material natural, como o bambu, ou industrializado, como fibras de vidro e de carbono.

As principais características das varas são:

 

Resistência: a resistência da vara é dada em quilogramas ou libras, e indica a resistência da linha a ser usada. É importante que se observe esta indicação, pois se for usada uma linha de resistência maior que a sugerida pelo fabricante a vara pode quebrar, quando o normal é que, em situações extremas, a linha se rompa (1 lb = 454g).

 

Comprimento: o comprimento da vara é dado em metros ou pela combinação entre pés e polegadas (Ex.: 5’3”, cinco pés e três polegadas). Do comprimento da vara dependem fatores como precisão e alcance do arremesso e alavanca da fisgada (1 pé (1’) = 31,5 cm e 1 polegada (1”) = 2,54 cm).

 

Ação: quanto a ação, as varas podem ser lentas, médias, rápidas ou intermediárias (ex: extra rápida, média/rápida, etc.), sendo que essa terminologia se refere ao tempo que o blank demora para voltar ao seu estado normal após uma deformação, ou seja, é a fração da vara que enverga. Assim, uma vara que enverga cerca de  1/4 a partir da ponta é uma vara de ação extra rápida, a que enverga cerca de 1/3 é rápida, 1/2 é média e a que enverga progressivamente a partir do cabo é lenta. A ação da vara define vários fatores, como distância e precisão dos arremessos, sensibilidade e precisão na fisgada, tempo de briga, etc.