Linhas de Pesca

As linhas de pesca são tradicionalmente divididas em: monofilamento, multifilamento e fluorcarbono.





Diâmetro: expresso em milímetros e define quanta linha pode ser armazenada na carretilha ou molinete

 

Resistência à tração: é expressa em quilogramas ou libras, e está diretamente relacionada com o diâmetro e o material do qual a linha é fabricada. É importante observar o equilíbrio entre a resistência da vara de da linha escolhida.

 

Resistência à abrasão: não é expressa em números, define a durabilidade da linha e deve ser observada na pesca onde há a possibilidade da linha raspar em estruturas como troncos e pedras.

 

Elasticidade: também não é expressa em números, porém é uma característica importante. De um modo geral, quando se quer precisão nos arremessos, são recomendadas linhas mais elásticas, e para maior sensibilidade e precisão nas fisgadas, são recomendadas linhas com baixa elasticidade.

 

Cor da linha: de um modo geral, quanto menos visível for a linha, mais fácil será atrair o peixe. Porém, linhas com cores vivas aumentam a precisão dos arremessos, devido a melhor visualização do trajeto da isca. Portanto, quando se utiliza cores vivas, deve-se atar à linha principal um líder transparente.